quarta-feira, 24 de março de 2010

Apetece me falar de distúrbios psicológicos:

Foi um dos assuntos focados hoje no telejornal.
Confesso que me surpreendeu (mas pouco) saber que um estudo revelou que 1 em cada 5 portugueses sofre de distúrbios psicológicos. E no topo da lista estão:


- Quadros de ansiedade;
- Quadros depressivos.


Estes 'estados' e patologias são muito complicados. Para quem os vive e para quem está próximo de quem os vive. Estão envoltos em grandes subjectividades e tabus. E é triste. Não gosto de ouvir dizer : "Eu lá tenho tempo para depressões!!" ...

Ninguém está livre! Nem de crises de ansiedade, nem de estados depressivos, e nem da tão temida esquizófrenia...

Acho verdadeiramente preocupante ver a população dos USA cada vez mais 'agarrada' á fluoxetina... A falsificarem receitas e arranjrem os mais diversos esquemas para conseguirem mais um frasquinho dos "happiness pills", para que assim consigam sair da cama e enfrentar mais um dia ... :s
.


Será que é isto que nos espera?

Beijinho*

12 comentários:

Suspiro disse...

Tenho pena mas até eu ando a fluoxotina ;)

C*inderela disse...

Já tinha lido um estudo sobre isso. É verdade, a nossa sociedade cada vez mais facilitca este tipo de problemas, as pessoas vivem cada vez mais preocupadas e tristes.

Bjokas ****

Brinquinho da cantareira disse...

Li hoje no PUBLICO essa noticia e também fiquei em choque...
VAMOS LÁ SORRIR:):)
VAMOS LÁ TER FORÇAS:):)

Olhos Dourados disse...

Bolas, espero não passar por isso.

Suspiro disse...

Em resposta ao teu comentario, sim a fluoxotina ajuda mas já tou naquela fase em que me sinto bem se passar uns dias sem tomar! Ajuda mas não chega, tem de ser a força de cada um. Em relação ao outro blog para já sim é secret! ;) Mas só para ja!

Pinkk Candy disse...

eu vi a notícia ontem, mas já imaginava, porque já há uns tempos atrás tinham falado nisso. mas o prozac não faz as pessoas assim FELIZES do nada, se assim fosse muito mais gente tomava! =)

Ana Catarino disse...

Esperemos bem que não. Depressao e ansiedade são coisas terriveis, e sim, tanto para quem os tem, como para quem está próximo... :s

Girl in the Clouds disse...

Realmente, que números assustadores!!

Canhota! disse...

A questão das depressões é muito complicado, tenho uma colega que praticamente a um ano que se encontra numa depressão e está complicado "sair" da mesma!

Eu não sou dada a depressões, mas aqui não há muito tempo que tive algo muito idÊntico...e foi uma luta enorme comigo mesma, quase que andava a "bater" mal da cabeça, ouve até que me chegou a dizer que sim! Mas uma coisa é certa Prozac e outras coisas idÊnticas só num estado muito mal mesmo é que me atraveria a tomar! sei que por vezes não é fácil combater sózinha...mas temos que ser fortes para que tal aconteça!

jinhos:)

Fora depressões queremos é ser felizes e sorridentes!

ana disse...

É complicado, sem dúvida... o facto de a sociedade se mover a uma velocidade assustadora, sem dar tempo para que nos possamos adaptar causa realmente mt desgaste e maior dificuldade em nos mantermos de pé. Mas é como disse a Susaninha: há que sorrir! Nem que seja a fingir, nem que não dê vontade. Sabias que um sorriso ou gargalhada falsos libertam na mesma, no cérebro, a dopamina, hormona responsável pelo prazer e bem-estar? Eu sei que é estranho, mas um sorriso, mm que falso, é o melhor remédio! A dopamina, dp, trata do resto! Por isso, há que rir. Rir muito, rir estupidamente, mas rir! :)
Tb já tive uma depressão, por isso tb sei do que tou a falar. A vida é mm assim, embora não devesse. :) Gostei do teu post! Beijinho :)

DoceSussurro disse...

ana

Adorei o teu comment :)

E já tinha ouvido falar disso dos sorrisos 'amarelos' produzirem na mesma a dopamina... Mas olha, pra mim num cola... Porque eu só sorrio qd tenho vontade, qd estou down não adianta... Não me sai ...
Eu tbem já tive uma depressão há uns 10 anos atrás, com direito a fluoxetina e td, e agora recentemente estive mt perto de uma recaída... mas lá me aguentei, a custo :)
Por isso me assusta este estudo!
Mas vamos sorrir, que é o melhor remédio!

Beijinho*

ana disse...

:D
kiss, kiss!