quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Lá no work #3

Uma (das) coisa(s) que mais me 'stressa' (pr'além dos tempos médios, dos inquéritos e das auditorias) são as palavras ou expressões proíbidas.
Agora já não penso tanto nisso, os procedimentos  que acabam por se mecanizar, mas nos primeiros dias hesitava bastante e fazia um esforço para encontrar um sinónimo bem rapidinho sem gaguejar de preferência. LOL.
 É que se há uma coisa que eu faço bem (segundo o meu chefe) é ter um discurso assertivo. E isso é muito importante. É como ele diz, eu até posso não ter certeza absolutamente nenhuma daquilo que estou a transmitir ao cliente... mas o importante é falar com a maior segurança do mundo, não vacilar e nunca dar a entender que não faço a mínima ideia do que estou a dizer, LOL.

Mas onde é que eu ia mesmo? Ah! As palavras proibídas! Então é assim, temos que evitar a todo o custo:

- Pedir desculpa. Nós não pedimos desculpa, podemos LAMENTAR.. Mas nunca pedimos desculpa.
- Os diminutivos - o botãozinho, um momentinho, etc.. No way!!
- O cliente também nunca tem um problema, ou uma avaria. Quando muito, pode ter uma ANOMALIA.
- Nós, como operadores, nunca temos "dificuldades técnicas", mesmo quando o sistema crasha completamente! Só temos PEQUENOS CONSTRANGIMENTOS...
- Também não podemos usar interjeições...
- Temos que ter muita atenção ao uso abusivo das chamadas 'bengalas' ou tiques linguísticos: dizer "portanto" 5 vezes numa frase não faz sentido nenhum :s

Há mais... mas é mesmo uma questão de hábito! E de prática :)

Beijinho*

9 comentários:

MuxaGata disse...

Por isso que essas pessoas tem um discurso muito acertivo e muito bonito. xD

Nada disse...

Ai adoro estes cuidados linguisticos caracteristicos de cada trabalho, principalmente os direcionados para o atendimento ao publico. No meu só não posso pedir desculpa...mas posso lamentar imenso. Se alguém se espalha à minha frente por lhe pregar uma rasteira posso dar uma palmadinha nas costas e lamentar...eheh...adoroooo!!

Beijo*

Palavra Já Perdida disse...

Pxi isso ao principio deve ser uma grande dor de cabeça ... nós temos tantas palavras que usamos no nosso dia a dia que imgino a dificuldade..

Shell disse...

Apesar de tudo pra mim era bem dificil adaptar-me que há coisas que são tão instintivas :p * beijinho

ana disse...

Minha querida, eu admiro-vos. Porque às ANOMALIAS constantes do serviço do operador, são vocês que ouvem sempre boas do diabo mais velho. Nós aqui em casa já temos a nossa conta de chatices e alguma alma que possivelmente é teu colega já tem um lugarzinho no céu por nos aturar :p

Beijoca :)

L'Enfant Terrible disse...

Que raio! Parece publicidade enganosa! Isso aos meus ouvidos soa sempre a falso! Se fosse cliente não se safavam com esses eufemismos!

Nokas disse...

O discurso é fundamental :)

Anónimo disse...

lol estamos sempre a aprender!

Jo disse...

Acho que o meu principal problema seria abolir alguns tiques linguisticos... eu esforço-me, mas tenho consciência de que os uso bastante!