domingo, 9 de janeiro de 2011

Esta semana na cabeleireira:

Chega lá uma senhora ás 14h30 para lavar e secar... (já eu tava com a tinta no cabelo)
Antes de se sentar na cadeira pra lavar, diz:

"- Olhe que eu ainda devo estar a fazer a digestão.. não fará mal lavar a cabeça já?... "

Pronto!!! "Palavra que tu disseste!!!" Desencadeou se uma conversa surreal!! Um desbobinar de mitos e crendices, umas mais antigas que outras..

 Então 'diz' que faz mal:

- tomar banho depois das refeições;
- tomar banho quando se tá menstruada;
- lavar a cabeça durante 1 mês depois do parto;
- beber água depois de comer fruta, ou leite e derivados;
- comer antes de uma consulta no dentista (esta eu desconhecia lol)

etc...

Bem!! O que eu me ri!! :p
Não ligo nenhuma a estas coisas!! E vocês?

Beijinho*

20 comentários:

Soraia disse...

Quando era mais nova acreditava que depois de almoçar ou jantar não se podia tomar banho xD
Já conhecia a de não se tomar banho quando se está menstruada.
Isto é tão parvo, mas acredito que existam pessoas que acreditam bastante nestas coisas :P

a Gaja disse...

eu tomo banho a toda a hora, basta me apetecer. Nunca liguei a nada dessas coisas.

beijinho**

Nokas* disse...

Eu já conhecia todos esses mitos e o que eu acho mais ridículo é que não se deve tomar banho quando se está menstruada. Sobretudo porque é uma fase em que se deve ter ainda mais cuidado com a higiene.
Resumindo: nem sempre o senso comum tem coisas acertadas para dizer!

Palavra Já Perdida disse...

Tb conhecia algumas, a de tomar banho depois das refeições e a de beber água depois de comer fruta ou ainda mais o leite. Costumo respeitar, porque sei que fazem mal. Agora as outras? Credooooo .. olha que se o período demorar 1 semana, não tomar banho deve ser realmente agradável... há cada uma !!!

L'Enfant Terrible disse...

Se tomares um banho de água fria a seguir a uma refeição podes ter uma congestão, não é mito, é real. Beber leite em cima de fruta ácida (citrinos por exemplo) pode dar assim um azedume no estômago, quanto ao dentista, só corre mal se depois a malta não lavar bem os dentes e a boca! Como em tudo depois há quem exagere ao extremo e não tenha o bom senso de medir!

Sea disse...

Também não faço a barba depois de comer xD


heeheh.. são coisinhas que nos vão dizendo e então algumas colam xD

Anónimo disse...

eu tenho um bocado de receio de tomar banho ao fim de comer...meu Deuz, um mês sem lavar a cabeça dp do parto???????

Tixa disse...

Dessas crendices todas apenas ligo ao tomar banho após as refeiçoes... porque dependendo das diferenças de temperatura pode causar uma congestão!

* beijocas

Mafalda Gouveia disse...

Ola! :)
Eu já conhecia alguns desses mitos, menos o do dentista, também conheço o de não fazer a barba depois das refeições, bem como o de não fazer a depilação depois das refeições. Contudo, apesar de eu tomar banho imensas vezes depois das refeições, penso que isso seja verdade, acho que foi cientificamente provado que depois de dar ínicio á digestão que tomar banho é perigoso, pois devido á mudança de temperatura pode provocar a paragem da mesma. Mas como digo, posso estar completamente errada.
De resto, penso que não passam de mitos, simplesmente.

Um beijinho! (:

C. disse...

ahahahahahhaah xD o que o pessoal inventa... opá, essa do cabeleireiro e da digestão, nunca tinha ouvido... LOLOLOLOL demais!

A cena de quando se está com o periodo ja sabia mas isso ja eh antigo, penso eu que pessoal da geraçao dos nossos pais ja nao pensa assim. Espero bem que sim LOL credo!

Quanto a não lavar a cabeça depois do parto, opá...linda, eu sou uma futura enfermeira e como tal tenho estagiado em hospitais, unidades e centros de saude desde o meu 1º ano...Nunca, mas NUNCA uma coisa me surpreendeu tanto como quando estagiei numa obstetrícia e a mãe pega na fralda com xixi do filho e esfrega-a por toda a cara! Tipo... :| o que raio se passa com esta gente?!

O beber água... isso é completamente descabido, eu que bebo imensa água, ás vezes até bebo água depois de comer melancia xD

A do dentista é mais para continuar com os dentes lavados, acho eu...

Opá, ja me ri bastante com o teu post xD ah! E muito obrigada por me seguires :D


Bjs*

C*inderela disse...

se fosse verdade já estaria morta! lol. mas em relação ao ir ao banho depois de comer é preciso ter cuidado para não parar a digestão: o problema não está em tomar banho a seguir mas sim na mudança de temperatura. O ideal é tomar banho com uma temperatura semelhante ao do corpo depois das refeições.

Mamã da Maria disse...

Tirando a do banho depois das refeiçoes acho que o resto sao mitos...já estava morta!

Green disse...

de todas, a única que ligo, é o tomar banho depois de comer, isto porque se eu o fizer, tenho 101% de hipóteses de ir parar ao hospital com uma congestão, visto que o meu organismo tem a mania que manda.

Panda disse...

Uiii não ligo nada disso a essas coisas. Deve-se ter cuidado com o comer e ir tomar banho ou pior ir para a piscina ou mar mas de resto népias e quer dizer quando uma pessoa está menstruada que é quando sabe melhor tomar um banhinho não se há de fazer? Credo.

Vivemos o que aprendemos disse...

Se fossemos a seguir assim todos.. tavamos lixados... LOL

Anónimo disse...

LOLL..há teorias ridiculas, não há?

Susana disse...

"lavar a cabeça durante 1 mês depois do parto"

o quê?????????? minha nossa, será que há quem siga isto????

Anónimo disse...

Não é o banho que faz mal, é o choque térmico. Desde que não haja grande diferença de temperatura da água, em relação à temperatura do corpo, não há problema. Mas tomar banho com água muito fria, mesmo no verão (basta ver o que acontece na praia), pode representar perigo de morte. Como já há uma grande afluência de sangue ao aparelho digestivo (por causa da digestão), se houver outra exigência para manter a temperatura do corpo (devido à água fria do banho), vai haver insuficiência de sangue no cérebro e pode-se morrer.
Claro que isto só é válido para quem tem cérebro. As loiras não correm esse risco eheheheh.
Eu só não tomo banho quando estou com o período ah ah ah.

Bailarina disse...

Eu não ligo nadinha... mas conheço todas essas crenças... Como diz um colega meu, só em Portugal é que há disto!! 8)

Com Duas Pedras de Gelo disse...

Destas, não conhecia que não se deve comer antes de uma consulta no dentista. Ainda bem que os hábitos de higiene mudaram. Um mês sem lavar a cabeça.. Livra!